A seção de metodologia em uma dissertação é destinada a expor os procedimentos adotados para coletar e analisar dados, visando responder às questões de pesquisa ou hipóteses delineadas.
A pesquisa é uma atividade intelectual destinada a compreender um fenômeno específico. No entanto, para que ela seja eficaz, não basta seguir um caminho qualquer. Para Marinho (1980, p. 26), “a pesquisa é um tratamento de investigação que tem por objetivo descobrir respostas para dúvidas e indagações, através do emprego de processos científicos”.
Nessa perspectiva, o desenvolvimento desta pesquisa está inserido no processo investigativo descritivo que visa identificação, registro e análise de características, fatores ou variáveis que se relacionam com o fenômeno de contextualizar os conhecimentos históricos. Assim, a abordagem utilizada foi a qualitativa.
Para responder a minha questão central "O ensino contextualizado está presente na coleção do livro didático de História, do ensino médio, adotada na Escola Estadual General Carneiro, em Sabará-MG, no período de 2018 a 2020?" Utilizei uma pesquisa de natureza qualitativa, que contemplou revisão bibliográfica e pesquisa documental.
Sobre revisão bibliográfica, de acordo com Mattar e Ramos (2021, p. 47 apud SURI, 2013): “uma revisão de literatura busca elaborar uma síntese de pesquisas sobre determinado tema, procurando produzir novos conhecimentos ao tornar explícitas conexões e tensões entre estudos que não eram visíveis antes”.
Assim sendo, para o levantamento das obras, foram utilizadas as seguintes palavras-chaves de maneira separadas: Contextualização, Ensino de História, Livro didático e Ensino Médio. O levantamento das obras abrangeu o período de 2018 a 2022, que coincide com a última edição do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para escolas públicas. Isso porque, a partir de 2022, o Novo Ensino Médio passou a ser implementado para o 1º ano. Os bancos de dados consultados foram o Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, os artigos na Scientific Electronic Library Online – Scielo e a Plataforma PROFHISTÓRIA.
Comentários
Postar um comentário