Durante a análise da coleção do livro didático de História definido para este trabalho, observamos que a contextualização, contemplando a primeira dimensão mencionada, está presente em quase todos os capítulos da coleção, exceto nos seguintes capítulos
- No livro do 1º ano, dos 14 capítulos, 03 não abordam a contextualização.
- Na coleção do 2º ano, dos 14 capítulos, 02 não incluem a contextualização.
- Por fim, na coleção do 3º ano, que possui 13 capítulos, 02 também não contemplam contextualização.
A visão emancipadora do ensino
de História registra e valoriza as vozes daqueles que foram silenciados na história, como
mulheres, negros, indígenas, entre outros grupos marginalizados. Essa abordagem
não só reconhece as contribuições e as experiências desses grupos, mas também
enfatiza a importância de incluir suas perspectivas e as narrativas na história
ensinada.
Sendo assim, foram observados elementos dessa definição de
contextualização no livro
Livro do 1º ano
Capítulo 12, Formações políticas africanas, o qual busca conhecer a história da África e como sua cultura influenciou o Brasil.
Livro do 2º ano
Capítulo 4, Africanos no Brasil: dominação e resistência, demonstra como ocorria a escravidão desde o continente africano até a chegada dos negros ao Brasil, abordando a resistência e a luta contra a opressão.
Capítulo 5, Expansão e ouro na América portuguesa, o autor descreve a atuação dos bandeirantes na “captura” dos indígenas e a atuação dos jesuítas, resultando na destruição de culturas indígenas.
Capítulo 6, A revolução inglesa e industrial, observamos a luta do proletariado para conquistar seus direitos trabalhistas em meio às transformações industriais.
capítulo 9, Independências: Haiti e América espanhola, são descritas as lutas dos indígenas contra a exploração espanhola durante os processos de independência.
capítulo 12, Regências: a unidade ameaçada, são abordadas as rebeliões nas províncias onde indígenas, mestiços, negros e pobres lutavam por liberdade e melhores condições de vida.
capítulo 14, Abolição e República, o autor retrata o processo de abolição da escravatura e a contínua resistência dos negros ao longo dos anos.
Livro do 3º ano
Capítulo 5, A Segunda Guerra Mundial, são relatados os crimes contra a humanidade cometidos durante o conflito.
Capítulo 8, Independência: África e Ásia, é destacada a luta pela independência dos povos submetidos à colonização europeia. Por fim,
Capítulo 11, O Regime Militar, o autor aborda a resistência de estudantes, operários e políticos que lutaram contra o regime autoritário imposto pelos militares no Brasil.
Trabalhar o ensino de Historia vai alem de decorar fatos, isso nem existe mais temos que ajudar os nossos alunos a pensarem criticamente
ResponderExcluirComo dizia Paulo Freire não basta ver a uva, temos que contextualizar para poder provocar uma mudança em nossa sociedade
ResponderExcluirParabéns pela pesquisa, imagino a dificuldade de analisar cada capítulo e fiquei surpresa em saber que nem todos os capítulos são contextualizados
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