A Tendência Liberal Tecnicista é uma abordagem pedagógica que
se tornou proeminente durante as décadas de 1960 e 1970, especialmente no
contexto da educação técnica e profissionalizante. Esse modelo educacional
surgiu como resposta às necessidades do modo de produção capitalista, que
exigia um sistema capaz de qualificar o proletariado para atender à crescente
demanda por mão de obra especializada no mercado de trabalho. Nesse sentido, os
estudantes eram preparados para esse mercado e para as exigências tecnológicas
de uma sociedade cada vez mais industrializada.
Neste contexto, a Tendência Liberal Tecnicista vê a educação
como um processo sistemático e objetivo, em que a eficiência, a precisão e a
medição de resultados são prioridades. A ênfase está na aquisição de
habilidades técnicas e no treinamento prático, muitas vezes alinhado às
necessidades do setor produtivo e do mercado de trabalho. Assim, os currículos
são projetados para serem funcionais e práticos, buscando garantir que os
alunos adquiram as competências necessárias para desempenhar funções
específicas. É uma tendência criticada por sua visão instrumental da educação,
que tende a reduzir o processo educacional a uma lógica de produção,
negligenciando aspectos críticos e humanísticos do ensino.
Na Tendência Liberal Tecnicista, o diálogo entre o professor
e o aluno é praticamente inexistente, pois tudo é explicado nos manuais, com
uma clara ênfase na aplicação prática do conteúdo descrito nesses materiais.
Nessa perspectiva, o fundamental é aprender as técnicas necessárias para a
descoberta e a aplicação dos conceitos. Em outras palavras, a tecnologia é
considerada o meio mais eficaz para maximizar a produção e garantir o
funcionamento eficiente da sociedade. Portanto, o enfoque está na instrução técnica
e na prática, enquanto o engajamento dialógico entre professor e aluno é
minimizado.
Como já foi destacado, a abordagem Tecnicista enfatiza a
transmissão de habilidades técnicas específicas, com foco no treinamento
prático e na eficiência. A educação tecnicista se baseia em manuais e práticas
padronizadas, minimizando o diálogo entre professor e aluno. A avaliação do
aprendizado é baseada no desempenho do estudante em tarefas práticas,
refletindo uma abordagem funcionalista que busca atender às demandas do mercado
de trabalho e da sociedade industrializada.
Quanto à contextualização do ensino, a Tendência Liberal
Tecnicista apresenta limitações significativas. Por se concentrar na aquisição
de habilidades técnicas e na reprodução de procedimentos, a contextualização em
termos de relevância social ou de conexão com experiências do cotidiano dos
alunos é muitas vezes deixada de lado. O foco na eficiência e na produtividade
pode levar a um ensino desconectado de contextos mais amplos, com pouca atenção
para questões sociais, culturais ou históricas.
Essa foto do Chaplin é o retrato do tecnicismo, tudo tinha um tempo pre determinado para ser executado o serviço
ResponderExcluirAtendia e atende aos interesses capitalista.
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