Pular para o conteúdo principal

Tendência Libeal Tecnicista e a contextualização do ensino

 

https://www.youtube.com/watch?v=oywtTm3QU9o. Acesso em: 05 jun. 2024.

    A Tendência Liberal Tecnicista é uma abordagem pedagógica que se tornou proeminente durante as décadas de 1960 e 1970, especialmente no contexto da educação técnica e profissionalizante. Esse modelo educacional surgiu como resposta às necessidades do modo de produção capitalista, que exigia um sistema capaz de qualificar o proletariado para atender à crescente demanda por mão de obra especializada no mercado de trabalho. Nesse sentido, os estudantes eram preparados para esse mercado e para as exigências tecnológicas de uma sociedade cada vez mais industrializada.

    Neste contexto, a Tendência Liberal Tecnicista vê a educação como um processo sistemático e objetivo, em que a eficiência, a precisão e a medição de resultados são prioridades. A ênfase está na aquisição de habilidades técnicas e no treinamento prático, muitas vezes alinhado às necessidades do setor produtivo e do mercado de trabalho. Assim, os currículos são projetados para serem funcionais e práticos, buscando garantir que os alunos adquiram as competências necessárias para desempenhar funções específicas. É uma tendência criticada por sua visão instrumental da educação, que tende a reduzir o processo educacional a uma lógica de produção, negligenciando aspectos críticos e humanísticos do ensino. 

    Na Tendência Liberal Tecnicista, o diálogo entre o professor e o aluno é praticamente inexistente, pois tudo é explicado nos manuais, com uma clara ênfase na aplicação prática do conteúdo descrito nesses materiais. Nessa perspectiva, o fundamental é aprender as técnicas necessárias para a descoberta e a aplicação dos conceitos. Em outras palavras, a tecnologia é considerada o meio mais eficaz para maximizar a produção e garantir o funcionamento eficiente da sociedade. Portanto, o enfoque está na instrução técnica e na prática, enquanto o engajamento dialógico entre professor e aluno é minimizado.

    Como já foi destacado, a abordagem Tecnicista enfatiza a transmissão de habilidades técnicas específicas, com foco no treinamento prático e na eficiência. A educação tecnicista se baseia em manuais e práticas padronizadas, minimizando o diálogo entre professor e aluno. A avaliação do aprendizado é baseada no desempenho do estudante em tarefas práticas, refletindo uma abordagem funcionalista que busca atender às demandas do mercado de trabalho e da sociedade industrializada.

    Quanto à contextualização do ensino, a Tendência Liberal Tecnicista apresenta limitações significativas. Por se concentrar na aquisição de habilidades técnicas e na reprodução de procedimentos, a contextualização em termos de relevância social ou de conexão com experiências do cotidiano dos alunos é muitas vezes deixada de lado. O foco na eficiência e na produtividade pode levar a um ensino desconectado de contextos mais amplos, com pouca atenção para questões sociais, culturais ou históricas.



Comentários

  1. Essa foto do Chaplin é o retrato do tecnicismo, tudo tinha um tempo pre determinado para ser executado o serviço

    ResponderExcluir
  2. Atendia e atende aos interesses capitalista.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mudanças no Novo Ensino Médio

Novo Ensino Médio: entenda as principais  mudanças aprovadas no Senado https://www.youtube.com/watch?v=X0fO8rx9yMw&t=72s Fonte: Agência Senado

Revista de História

RÜSEN E A TEORIA DA HISTÓRIA COMO CIÊNCIA RÜSEN E A TEORIA DA HISTÓRIA                          COMO CIÊNCIA   DA HISTÓRIA COMO CIÊNCIA Resumo Resenha do livro: RÜSEN, Jörn.  Teoria da história : uma teoria da história como ciência. Tradução: Estevão C. de Rezende Martins. Curitiba: Editora UFPR, 2015. RÜSEN E A TEORIA DA HISTRIA COMO CIÊNCIA https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/118009