A Tendência Liberal Renovada Progressista introduziu mudanças
significativas em relação ao modelo Tradicional. Enquanto antes os problemas
sociais eram vistos como algo externo à escola, agora o principal objetivo é
preparar os alunos para desempenharem seu papel na sociedade. A educação,
portanto, passa a facilitar a compreensão sobre o que é a convivência social e
as regras que a sustentam. O conteúdo a ser ensinado é orientado pelos
interesses e necessidades dos alunos, seguindo a premissa de "aprender fazendo",
em vez de apenas ouvir as explanações do professor.
Neste contexto, o papel do docente também se transforma. Se
antes ele era a autoridade central na sala de aula, responsável por transmitir
conhecimento e manter a disciplina, na Tendência Liberal Renovada Progressista
o professor é visto como um facilitador do desenvolvimento do aluno. Sua função
é auxiliar, orientar e oferecer suporte ao processo de aprendizagem, em vez de
ser a fonte exclusiva do conhecimento. Esta mudança reflete uma abordagem
pedagógica mais centrada no aluno, promovendo um ambiente de aprendizado mais
interativo e participativo. Libâneo (1990, p. 65) afirma que
O que o professor tem a fazer é colocar o aluno em condições
propícias para que, partindo das suas necessidades e estimulando os seus
interesses, possa buscar por si mesmo conhecimentos e experiências. A ideia é a
de que o aluno aprende melhor o que faz por si próprio. Não se trata apenas de
aprender fazendo, no sentido de trabalho manual, ações de manipulação de
objetos. Trata-se de colocar o aluno em situações em que seja mobilizada a sua
atividade global e que se manifesta em atividade intelectual, atividade de
criação, de expressão verbal, escrita, plástica ou outro tipo.
Na Pedagogia Renovada, o professor é concebido como um
facilitador no processo de busca do conhecimento, que deve ser iniciado pelo
próprio aluno. Compete ao docente organizar e coordenar as situações de aprendizagem,
ajustando suas ações às características individuais dos estudantes, com o
objetivo de desenvolver suas capacidades e habilidades intelectuais.
A Tendência Liberal Renovada representa uma abordagem
pedagógica que busca equilibrar elementos tradicionais da educação com práticas
inovadoras que promovem uma aprendizagem mais centrada no aluno. Diferentemente
da Tendência Tradicional, que se concentra na transmissão de conhecimento e na
memorização, a Tendência Liberal Renovada enfatiza a interação, a participação
ativa dos alunos e a aplicação prática dos conceitos. O professor orienta os
alunos, estimula a exploração de ideias e cria um ambiente de aprendizagem
colaborativo. Ao encorajar os alunos a questionarem, discutirem e resolverem problemas,
em vez de apenas receber informações de forma passiva, vemos uma abordagem que
sugere certo grau de contextualização. No entanto, não fica evidente que essa
metodologia inclua uma conexão clara entre os conhecimentos históricos do
passado e suas consequências com o presente.
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