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Tendência Liberal Renovada Progressista e acontextualização do ensino

 

https://www.youtube.com/watch?v=6YruxjxJhTA. Acesso em: 05 jun. 2024.


    A Tendência Liberal Renovada Progressista introduziu mudanças significativas em relação ao modelo Tradicional. Enquanto antes os problemas sociais eram vistos como algo externo à escola, agora o principal objetivo é preparar os alunos para desempenharem seu papel na sociedade. A educação, portanto, passa a facilitar a compreensão sobre o que é a convivência social e as regras que a sustentam. O conteúdo a ser ensinado é orientado pelos interesses e necessidades dos alunos, seguindo a premissa de "aprender fazendo", em vez de apenas ouvir as explanações do professor.

    Neste contexto, o papel do docente também se transforma. Se antes ele era a autoridade central na sala de aula, responsável por transmitir conhecimento e manter a disciplina, na Tendência Liberal Renovada Progressista o professor é visto como um facilitador do desenvolvimento do aluno. Sua função é auxiliar, orientar e oferecer suporte ao processo de aprendizagem, em vez de ser a fonte exclusiva do conhecimento. Esta mudança reflete uma abordagem pedagógica mais centrada no aluno, promovendo um ambiente de aprendizado mais interativo e participativo. Libâneo (1990, p. 65) afirma que 

O que o professor tem a fazer é colocar o aluno em condições propícias para que, partindo das suas necessidades e estimulando os seus interesses, possa buscar por si mesmo conhecimentos e experiências. A ideia é a de que o aluno aprende melhor o que faz por si próprio. Não se trata apenas de aprender fazendo, no sentido de trabalho manual, ações de manipulação de objetos. Trata-se de colocar o aluno em situações em que seja mobilizada a sua atividade global e que se manifesta em atividade intelectual, atividade de criação, de expressão verbal, escrita, plástica ou outro tipo.

    Na Pedagogia Renovada, o professor é concebido como um facilitador no processo de busca do conhecimento, que deve ser iniciado pelo próprio aluno. Compete ao docente organizar e coordenar as situações de aprendizagem, ajustando suas ações às características individuais dos estudantes, com o objetivo de desenvolver suas capacidades e habilidades intelectuais.

    A Tendência Liberal Renovada representa uma abordagem pedagógica que busca equilibrar elementos tradicionais da educação com práticas inovadoras que promovem uma aprendizagem mais centrada no aluno. Diferentemente da Tendência Tradicional, que se concentra na transmissão de conhecimento e na memorização, a Tendência Liberal Renovada enfatiza a interação, a participação ativa dos alunos e a aplicação prática dos conceitos. O professor orienta os alunos, estimula a exploração de ideias e cria um ambiente de aprendizagem colaborativo. Ao encorajar os alunos a questionarem, discutirem e resolverem problemas, em vez de apenas receber informações de forma passiva, vemos uma abordagem que sugere certo grau de contextualização. No entanto, não fica evidente que essa metodologia inclua uma conexão clara entre os conhecimentos históricos do passado e suas consequências com o presente.

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