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Tendência Liberal Tradicional e a contextualição do ensino

 

https://blog.portaleducacao.com.br/pedagogia-liberal-tradicional-o-autoritarismo-como-base-da-aprendizagem/. Acesso em: 05 jun. 2024.

    A Tendência Liberal Tradicional é uma das correntes mais antigas na história da educação. Essa abordagem pedagógica é caracterizada pela transmissão de conhecimento do professor para os alunos, com foco na disciplina, na ordem e na memorização de conteúdos. Nessa perspectiva, o professor é visto como a autoridade central e os estudantes desempenham um papel mais passivo, limitados a absorver e reproduzir os conhecimentos que lhes são passados.

    Em geral, a dinâmica em sala de aula é dominada pela fala do professor, enquanto os discentes são receptores do conteúdo, com mínima participação, exceto para tirar dúvidas. O compromisso da escola é primordialmente com a transmissão da cultura estabelecida, enquanto questões sociais mais amplas são consideradas responsabilidade da sociedade. As experiências pessoais dos alunos raramente são consideradas durante o processo de aprendizagem, pois o conteúdo é majoritariamente apresentado por meio de exposição didática por parte do docente. Assim, a relação entre professor e aluno tende a ser autoritária, com ênfase na manutenção da ordem e do controle na sala de aula. Para Libâneo (1990, p. 57),

A pedagogia tradicional caracteriza as concepções de educação onde prepondera a ação de agentes externos na formação do aluno, o primado do objeto de conhecimento, a transmissão do saber constituído na tradição e uma concepção de ensino como impressão de imagens propiciadas ora pela palavra do professor, ora pela observação sensorial.

    A metodologia associada a essa concepção é baseada na exposição oral dos conteúdos, seguindo uma sequência predeterminada, sem considerar o contexto específico dos estudantes. Há uma ênfase na repetição de exercícios para assegurar a memorização dos conteúdos. A educação é centrada no professor, cuja função é supervisionar e orientar os alunos, corrigir suas atividades e transmitir o conteúdo curricular.

    A contextualização do ensino não é um aspecto central na mencionada tendência. Em vez de conectar o conteúdo com situações do mundo real ou com as experiências dos alunos, a Tendência Liberal Tradicional geralmente mantém um foco estrito no conteúdo acadêmico, deixando de lado questões contextuais ou sociais mais amplas. Assim, o ensino pode parecer desconectado das realidades cotidianas dos alunos, tornando difícil para eles verem a relevância do que estão aprendendo para suas vidas e comunidades.




Comentários

  1. Ainda temos professores em eno seculo XXI que pensam ser dono de todo o conhecimento.

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  2. Foi um periodo muito repressor na educacão como um todo

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