O objetivo geral da pesquisa é o de verificar e analisar a presença do ensino contextualizado na coleção do livro didático de História do ensino médio adotado na Escola Estadual General Carneiro, em Sabará-MG, no período de 2018 a 2020. Como objetivos específicos:
- Identificar e comparar os diferentes métodos de ensino e seus vínculos com a perspectiva de ensino contextualizado;
- Definir contextualização e as tendências pedagógicas vinculadas a perspectiva de ensino contextualizado;
- Identificar e analisar a concepção de ensino contextualizado adotado no livro didático da E. E. General Carneiro.
Para alcançar tais objetivos, foram desenvolvidas revisão
bibliográfica e pesquisa documental (Cellard, 2012). O corpus da pesquisa
documental foi constituído pela coleção de livros didáticos de História do
Ensino Médio adotada na E. E. General Carneiro, no período de 2018 a 2020. O
processo investigativo foi ancorado, especialmente, nas obras de Bittencourt
(2009), Brandão (2013), Freire (1987, 1989, 1993 e 2011), Cellard (2012), Saviani
(1984), além da LDB (Brasil, 1996) e do PNDL (Brasil, 2018b).
Paulo Freire é o papa na educacao brasileira e sempre foi preocupado com a classe trabalhadora parabens pela escolha
ResponderExcluirSe você escolheu Paulo Freire significa que sua pesquisa está preocupada com os oprimidos, parabéns
ResponderExcluirSeu referencial teorico esta perfeito porque Paulo Freire faz parte da sua pesquisa.
ResponderExcluirPaulo Freire sempre foi exemplo de luta contra os descamosados. Parabens pelo referencial teorico "ninguem educa ninguem"
ResponderExcluirSou suspeita em falar. Mas sou apaixonada por Paulo Freire e sua melhoria da educação e Justiça Social.
ResponderExcluir