Além disso, ao longo da entrevista Saviani faz crítica às
políticas de educação neoliberais, de padronização e avaliações externas
baseadas em testes padronizados:
No Brasil, esse modelo de avaliação orientado pela formação de rankings e baseado em provas padronizadas aplicadas uniformemente aos alunos de todo o país por meio da Provinha Brasil, Prova Brasil, ENEM ou ENADE está, na prática, convertendo todo o “sistema de ensino” numa espécie de grande “cursinho pré-vestibular”, pois todos os níveis e modalidades de ensino estão se organizando em função da busca de êxito nas provas visando aumentar a pontuação no IDEB e no PISA (Hermida; Lira, 2018, p. 791).
A proposta aprovada corresponde ao intento do atual governo de ajustar a educação aos desígnios do capitalismo financeiro, buscando formar uma mão de obra dócil e a baixo custo. Para tanto, na contramão da tendência atual de empreender a unificação do ensino médio, fragmenta-o em cinco itinerários, argumentando com o princípio da flexibilidade que permitiria aos alunos a livre opção pelo itinerário que correspondesse aos respectivos projetos de vida, o que, na verdade, camufla a intenção de induzir a grande maioria à opção pelo quinto itinerário, ou seja, formação técnica e profissional.
Referência:
HERMIDA, Jorge Fernando; LIRA, Jailton de Souza. Políticas Educacionais
em tempos de golpe: entrevista com Dermeval Saviani. Educ. Soc., Campinas,
v. 39, nº. 144, jul.-set., 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v39n144/1678-4626-es-39-144-779.pdf.
Acesso em: 04 abr. 2024.
Autor que nao fica com a boca fechada, ele é contra as políticas neoliberais imposta na educação.
ResponderExcluirViva Dermeval