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A Contribuição do Livro Didático em uma Perspectiva Contextualizada do Ensino de História

 

Fonte: https://www.jornalcruzeiro.com.br/opiniao/artigos/livro-de-historia/. Acesso em 11 jun. 2024.

    A contextualização no livro didático de História é fundamental, ao contribuir para a compreensão dos alunos sobre eventos históricos, em relação à sua própria vida e ao mundo ao seu redor. Ao estabelecer vínculos entre o passado e o presente, os livros didáticos que adotam uma abordagem contextualizada ajudam a construir uma junção entre o conhecimento histórico do passado e a realidade dos estudantes, facilitando um aprendizado com atribuição de sentido pelo aluno.

    Quando se fala em contextualização do ensino, estamos nos referindo ao ato de situar eventos, ideias e processos históricos dentro de um contexto mais amplo, que abranja dimensões sociais, culturais, econômicas e políticas. Isso implica não apenas descrever o que aconteceu, mas também explicar por que e como esses eventos ocorreram, considerando seus impactos a longo prazo e suas repercussões contemporâneas. Essa abordagem evita uma visão fragmentada da História, permitindo que os estudantes compreendam a dinâmica e a complexidade das transformações históricas.

    Além disso, uma abordagem contextualizada pode favorecer a democratização do ensino e da aprendizagem, ao torná-lo mais inclusivo e diversificado, fornecendo uma representação mais precisa e justa das diferentes vozes e experiências ao longo do tempo. Ao trabalhar com a contextualização, há fomento do pensamento crítico. Os educandos são instigados a analisar os eventos históricos de maneira mais profunda, questionando e refletindo sob múltiplas perspectivas. Eles compreendem que a História não é uma série de eventos isolados, mas sim uma teia de acontecimentos interligados. Isso os ajuda a entender as relações entre diferentes períodos históricos e a importância dos eventos ao longo do tempo, as relações desiguais de poder ali presentes.


Comentários

  1. O livro de História contextualizado é essencial para darmos voz aos sujeitos relegados em nossa sociedade durante seculo

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    1. História contextualizada é essencial para uma educação emancipatória como dizia Paulo Freire

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