Pular para o conteúdo principal

CITAÇÕES: Cellard

    Para responder às questões orientadoras da investigação foi utilizada a pesquisa documental. Cellard (2012) salienta que existe uma abundância de tipos de documentos escritos e várias maneiras de agrupá-los e afirma que a pesquisa documental

[…] “exige, desde o início, um esforço firme e inventivo quanto ao reconhecimento dos depósitos de arquivos, ou das fontes potenciais de informação, e isto ocorre não apenas em função do objeto de pesquisa, mas também em função do questionamento”, sendo necessários uma preparação adequada e um exame minucioso das fontes documentais identificadas (Cellard, 2012 , p. 298).

    A análise dos dados da dissertação, será feita com base nas elaborações de Cellard (2012) sobre pesquisa documental, contemplando análise preliminar e análise. Além das dimensões propostas por esse autor, especialmente em análise preliminar, contexto, autoria, autenticidade e confiabilidade, natureza do texto, conceitos-chave e lógica interna, 

O contexto:

O exame do contexto social global, no qual foi produzido o documento e no qual mergulhava seu aurore aqueles a quem ele foi destinado, é primordial, em todas as etapas de uma análise documental, seja qual tenha sido a época em que o texto em questão foi escrito. (2012, p.299)

O autor e os autores:

Não se pode pensar em interpretar um texto, sem ter previamente uma boa ideia da identidade da pessoa que se expressa, de seus interesses e dos motivos que a levaram a escrever. Esse indivíduo fala em nome próprio, ou em nome de um grupo social, de uma instituição? Parece, efetivamente, bem difícil compreender os interesses (confessos, ou mio) de um texto, quando se ignora tudo sobre aquele ou aqueles que se suas razões e as daqueles a quem eles se dirigem. É muito mais fácil  dar a entender que é a "sociedade" ou o "Estado" que se exprime por meio de uma documentação qualquer. Elucidar a identidade do autor possibilita, portanto. avaliar melhor a credibilidade de um texto, a interpretação que c dada de alguns fatos, a tomada de posição que transparece de uma descrição, as deformações que puderam sobrevir na reconstituição de um acontecimento. (2012, p.300)

A autenticidade e a confiabilidade do texto

Não basta, entretanto, informar-se sobre a origem social, a ideologia ou os interesses particulares do autor de um documento. É também importante assegurar-se da qualidade da informação transmitida. Pr exemplo, que a questão  da autenticidade raramente se coloque, não se deve esquecer de verificar a procedência do documento. Em alguns casos, é também necessário considerar o fato de que alguns documentos nos chegam por intermédio de copistas que tinham, às vezes, de decifrar escritas quase ilegíveis. Principalmente os historiadores há muito aprenderam a desconfiar de possíveis erros de transmissão. (2012, p.301)

A natureza do texto

Cabe especificar que não é possível exprimir-se com a mesma liberdade em um relatório destinado aos seus superiores, e em seu diário íntimo. Consequentemente; deve-se levar em consideração a natureza de um texto, ou se o suporte, antes de tirar conclusões. Efetivamente, a abertura do autor. os subentendidos, a estrutura de um texto podem variar enormemente, conforme o contexto no qual ele é redigido. Ê o caso, entre outros, de documentos de natureza teológica, médica, ou jurídica, que são estruturados de forma diferente e só adquirem um sentido para o leitor em função de seu grau de iniciação no contexto particular de sua produção. (2012, p.302)

Os conceitos-chave e a lógica interna do texto

Certamente, o trabalho de análise preliminar não poderia estar tão completo e por tanto tempo, que o pesquisador não tivesse o sentimento de ler compreendido satisfatoriamente o sentido dos termos empregados pelo autor ou os autores de um texto. (2012, p.302-303)

Referência:

CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, Jean et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2012.


 

Comentários

  1. Autor muito dificil, mas depois que aprende as suas 5 dimensoes escrever uma dissertação fica mais fácil.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tendência Progressita Libertadora e a contextualização do ensino

https://blog.portaleducacao.com.br/pedagogia-libertadora-na-visao-de-paulo-freire/. Acesso em 05 jun. 2024.      A Tendência Progressista Libertadora é uma abordagem pedagógica que emergiu no contexto das lutas por justiça social e transformação política. Essa tendência é fortemente associada ao educador brasileiro Paulo Freire, cuja Pedagogia do Oprimido (Freire, 1987) propôs uma revolução na forma como pensamos a educação. A Tendência Progressista Libertadora vê o ensino como um ato de liberdade, uma prática de emancipação que desafia as estruturas de opressão e promove a conscientização crítica.      A essência dessa tendência está na crença de que a educação deve ser uma prática dialógica, na qual professores e alunos constroem conhecimento juntos, rompendo com a lógica Tradicional, que coloca o docente como fonte única de autoridade. A Tendência Progressista Libertadora defende a ideia de que o aprendizado é um processo ativo e colaborativo, em que o d...

Escola Viva entrevista Paulo Freire

O que vem primeiro comida ou educação ... https://www.youtube.com/watch?v=bwvHZJLfhYE

Tendência Liberal Renovada Progressista e acontextualização do ensino

  https://www.youtube.com/watch?v=6YruxjxJhTA. Acesso em: 05 jun. 2024.      A Tendência Liberal Renovada Progressista introduziu mudanças significativas em relação ao modelo Tradicional. Enquanto antes os problemas sociais eram vistos como algo externo à escola, agora o principal objetivo é preparar os alunos para desempenharem seu papel na sociedade. A educação, portanto, passa a facilitar a compreensão sobre o que é a convivência social e as regras que a sustentam. O conteúdo a ser ensinado é orientado pelos interesses e necessidades dos alunos, seguindo a premissa de "aprender fazendo", em vez de apenas ouvir as explanações do professor.      Neste contexto, o papel do docente também se transforma. Se antes ele era a autoridade central na sala de aula, responsável por transmitir conhecimento e manter a disciplina, na Tendência Liberal Renovada Progressista o professor é visto como um facilitador do desenvolvimento do aluno. Sua função é auxiliar,...