- No livro do 1º ano, dos 14 capítulos, 03 não abordam a contextualização.
- Na coleção do 2º ano, dos 14 capítulos, 02 não incluem a contextualização.
- Por fim, na coleção do 3º ano, que possui 13 capítulos, 02 também não contemplam a contextualização.
Os conteúdos que adotam a
contextualização nos livros didáticos não apresentam as informações de maneira
isolada ou abstrata eles conectam conhecimentos históricos do passado a
conceitos do presente. Todavia, essa compreensão não abarca todos os aspectos
da definição de contextualização, adotada na referida pesquisa. Essa
definição contempla o diálogo com os conhecimentos históricos do passado que
deram origem aos fatos históricos atuais e sob a ótica de quem são os sujeitos
históricos, presentes, ausentes ou presentes e desqualificados nas narrativas
dos referidos conhecimentos históricos e a inclusão de outras histórias
silenciadas, incluindo saberes e contextos das experiências dos oprimidos.
A contextualização, conforme aqui delineada, está vinculada a duas dimensões, articuladas, para definir contornos da referida definição.
- A primeira refere-se à contextualização dos conhecimentos históricos, enfocando a necessidade de compreender e situar os eventos e processos do passado que antecederam e influenciaram o presente, estabelecendo um elo contínuo entre passado e presente. Esta perspectiva sublinha a importância de reconhecer as influências do passado como forma de compreender o presente, as relações de poder, constituintes do passado e do presente.
- A segunda dimensão da definição de contextualização está orientada a uma visão emancipadora para se incorporarem os saberes produzidos por outros sujeitos, cujas narrativas não estão na História majoritariamente ensinada e presente nos livros didáticos produzidos para ensinar esses sujeitos.
A articulação dessas duas
dimensões da contextualização do ensino e, portanto, da aprendizagem, compõem a
definição de contextualização associada à educação emancipadora. O
foco é estimular nos estudantes o pensamento crítico que fomente análise e
transformação de suas condições sociais. Dessa forma, a contextualização do
ensino tem como objetivo a formação de indivíduos conscientes e ativos na
transformação da sociedade, reduzindo as disparidades sociais existentes e a
violência de hierarquizar as narrativas históricas realizadas pelos oprimidos
do mundo.
Infelizmente a contextualização não esta presente em nossos livros, por isso a visão dos desfavorecidos não são contadas. Parabéns pela pesquisa
ResponderExcluirDesenvolver o senso crítico nos alunos é fundamental,como professor fico triste em saber que a contextualização não está presente em nossos livros
ResponderExcluirEducação emancipatória, senso crítico e diálogo são essenciais dentro de sala de aula
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